Secagem da madeira: Altos teores de umidade: A madeira de uma árvore recém derrubada apresenta um alto teor de umidade, que tende a diminuir espontaneamente enquanto não se faz o desdobro. Quando a mesma é serrada, a umidade continua a diminuir, com maior ou menor rapidez dependendo da espécie, espessura, das condições de armazenamento e das condições ambientais. A retração de uma madeira em uma secagem está entre 3,5% e 15% da dimensão verde da peça em questão.
Secagem ao ar: A taxa à qual a madeira verde secará ao ar depende de fatores que envolvem a própria madeira, condições climáticas e o pátio. Dentre esses fatores, o pátio de secagem é o mais facilmente controlável, tornando-se assim de grande importância para a secagem ao ar. A umidade de equilíbrio final depende da região em qual está ocorrendo a secagem, por exemplo, no estado de São Paulo a umidade de equilíbrio que a madeira poderá atingir, em secagem ao ar, varia de 10-16%(taxas anuais).
Secagem artificial: Conduzida em secadores, que são constituídos basicamente de uma câmera fechada, onde existe circulação de ar forçada, cuja temperatura e umidade relativa podem ser controladas. As principais vantagens desse método são: Redução do período de secagem; Maior controle sobre os efeitos de secagem; Possibilidade de eliminar fungos e insetos; Redução da umidade da madeira a teores previamente determinados, em qualquer época do ano; Eliminação da necessidade de grandes pátios requeridos para a secagem ao ar natural. Através da secagem artificial, pode-se diminuir a higroscopicidade(perda ou ganho na umidade) da madeira, ou seja, diminuir a capacidade da madeira em trocar umidade com o meio ambiente, consequentemente reduzir a sua posterior movimentação quando em serviço.
Escadas em madeira tem características próprias e algumas vantagens: É utilizado há mais de um século por inúmeras razões, devido a sua elegância, funcionalidade, perfume e nobreza. É um material natural sem causar mal a saúde, tais como, alergia, intoxicação, etc. Baixa condutibilidade térmica (mantendo quase constante a própria temperatura, independente da condição ambiental), ótimo isolante acústico, vida longa (devido a resistência intríseca que permite relixamento, em alguns milímetros, pode-se renovar completamente aplicando-se novamente verniz ou cera, chegando a durar dezenas de anos).
COMO CONSERVAR SUA ESCADA DE MADEIRA
1) Para retirar o pó sobre, use apenas flanela, pano seco ou aspirador. A limpeza nunca deverá ser feita com pano úmido para não provocar a movimentação indesejada da madeira e eventuais encanoamentos. Em madeiras claras, a umidade do pano pode provocar manchas pretas no rejunte e pequenas fissuras na camada de verniz.
2) Não use produtos de limpeza a base de álcool, querosene ou outros solventes, ainda que diluídos em água, e nem esfregue o piso com palha de aço. O uso freqüente destes produtos danifica a madeira e o verniz de acabamento.
3) Nunca lave a madeira. E lembre-se de que qualquer líquido derramado sobre o piso deverá ser enxugado imediatamente.
A madeira é um produto natural, tornando-se impossível garantir uniformidade em sua coloração, diferenças de tons não são consideradas como defeito ou má qualidade, pois, suas cores poderão naturalmente modificar-se ao longo do tempo devido a oxidação pelo contato com o ar e a luz, com tendência para uma relativa uniformidade.
|